Tratamento de sementes eleva o potencial de sucesso da safra

TS On Farm proporciona melhor arranque inicial das plantações de milho e soja, uniformidade de stand e o desenvolvimento de plantas mais resistentes

A semente é o principal insumo da produção agrícola e, durante a semeadura, o destino da safra é traçado. Sementes bem protegidas são capazes de expressar o máximo potencial genético e elevar a produtividade das lavouras. Para tanto, os produtores lançam mão de tecnologias como o tratamento de sementes (confira aqui as ofertas de TS On Farm na Rede AgroServices para resgate por pontos).

 

Por que o tratamento de sementes é importante?

As sementes tratadas ficam envolvidas por uma camada de produtos que as protegem nos estádios iniciais dos cultivos. Por isso, o produtor consegue uma melhor germinação das sementes e emergência de plântulas, o tratamento promove um melhor arranque inicial e a uniformidade de stand.

 

De acordo com Mario Lussari, Líder de SeedGrowth da Bayer, o tratamento de sementes é estratégico para os cultivos. Para milho e soja, por exemplo, a tecnologia promove um excelente controle da lagarta-elasmo, lagartas Spodoptera, percevejos e cigarrinha do milho. “O tratamento também atua no controle de nematoides”, diz Lussari.

 

Outro diferencial é melhorar a plantabilidade. O produto para o tratamento contém polímeros que favorecem o deslizamento das sementes no interior dos discos da semeadora. Essa característica previne que as sementes se quebrem e, assim, evita falhas durante a operação de semeadura. “Um dos nossos objetivos é disseminar que, comprovadamente, o polímero promove essa fluidez. Funciona de forma adequada e [o produtor] pode evitar o uso de grafite no momento do plantio”, explica Lussari.

 

TS On Farm

Atualmente, estima-se que cerca de 70% das sementes de soja tratadas passam pelo processo na própria fazenda do produtor, ou seja, com a tecnologia chamada de TS On Farm. A aplicação exige conhecimento e técnica adequada. Um dos cuidados, por exemplo, é observar que o tamanho da semente influencia na regulagem da máquina de tratamento, sendo necessário calcular a dosagem correta do produto por quilo de semente a ser tratada. Mas, muitas vezes, o próprio agricultor realiza o procedimento manualmente e registra prejuízos por erros de aplicação, desperdícios de produtos e contaminação.

 

Para garantir a qualidade do procedimento, a Rede AgroServices oferece o serviço TS On Farm, que pode ser resgatado por pontos na plataforma. Assim, os produtores são atendidos por técnicos especializados. “Nosso objetivo com o serviço é profissionalizar o segmento de tratamento de sementes, auxiliando o produtor que busca utilizar máquinas profissionais e reduzir o risco de manuseio”, afirma o Líder de SeedGrowth. De acordo com Lussari, o serviço também promove a uniformidade do tratamento. “Temos o compromisso de entregar a quantidade recomendada de ingrediente ativo por semente.”

 

Como o produtor é atendido?

Após o resgate do serviço TS on Farm na Rede AgroServices, o prestador de serviço entra em contato com o cliente para agendar o tratamento de sementes. O agricultor é responsável por fornecer as sementes em local limpo e com disponibilidade de energia elétrica. O prestador de serviço é o detentor dos equipamentos, garante o transporte até a fazenda e fornece a mão de obra especializada. E é importante ressaltar que são adotadas boas práticas agrícolas e os técnicos seguem corretamente as recomendações das bulas dos produtos, o que evita contaminações.

 

De acordo com Lussari, os técnicos são capacitados para atuar de forma eficiente e segura, com o adequado uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI). “O serviço oferece o manuseio de produto e transporte corretos. Esse é um benefício ao meio ambiente ao ser humano”, diz Lussari. “A melhor proposta que entregamos é a conveniência. O produtor não precisa manusear a semente e o defensivo agrícola, consegue ter uma máquina adequada e tratar uma maior quantidade de sementes. Ele consegue também maior velocidade de tratamento de sementes e acelerar o plantio.”

 

Rede AgroServices

De acordo com Milena Pereira, Gerente de Estratégia de Serviços da Bayer, atualmente a Rede AgroServices conta com seis prestadores de serviço de TS On Farm cadastrados na plataforma, que realizam tratamento em sementes de soja, milho, trigo, feijão e algodão. “O principal benefício é que o produtor terá acesso a um tratamento de sementes profissional, de qualidade e que viabilizará melhor germinação das sementes e estabelecimento da lavoura”, diz Milena Pereira.

 

O serviço pode ser executado em qualquer região do Brasil, os prestadores exigem um volume mínimo que, em média, é de 200 sacas de milho e 300 sacas de soja. “É um serviço com grande potencial de expansão e que pode ser essencial para favorecer um bom stand inicial e a emergência uniforme das plantas”, afirma Milena. Conheça os prestadores que realizam o tratamento de sementes.

Se liga no agro!

8 razões para resgatar o serviço TS on Farm na Rede AgroServices

- Qualidade e eficiência

- Tratamento de sementes uniforme

- Uso de equipamentos profissionais

- Técnicos especializados

- Regulagem adequada do equipamento

- Dosagem correta dos defensivos e preparo de calda

- Monitoramento de todo o processo

- Uso de EPI e segurança

COPYRIGHT © BAYER S.A - Última atualização: 12/11/2018 (1.0.2302)