Aumente a produtividade da lavoura com soluções em Agricultura de Precisão

Tecnologias promovem a aplicação assertiva de insumos e um monitoramento preciso para melhorar o manejo

A Agricultura de Precisão está presente no Brasil há mais de 20 anos e a demanda pela tecnologia não para de crescer. Há inúmeras soluções disponíveis no mercado capazes de aperfeiçoar o manejo das lavouras e a gestão de maquinário. O agricultor que decide apostar nessa área está escolhendo um caminho seguro para elevar a colheita na fazenda. “O produtor que investe em Agricultura de Precisão cuida mais do solo dele e tem mais chances de sucesso. A Agricultura de Precisão oferece um bom diagnóstico para identificar áreas onde se pode ter um salto produtivo, beneficiando qualquer cultura que vier na safra seguinte”, afirma Fernando Rodrigues Alves Martins, presidente da Associação Brasileira dos Prestadores de Serviço de Agricultura de Precisão (ABPSAP).

A associação é parceira da Bayer e está presente na Rede AgroServices. Há 90 fornecedores associados da ABPSAP que prestam serviços por meio do resgate de pontos na plataforma digital, confira aqui. Fazendas de quaisquer regiões do Brasil com área superior a 50 hectares podem ser atendidas. Após o resgate de pontos, a empresa selecionada pelo produtor vai receber a ordem de serviço e entrar em contato para agendar as visitas de campo. “A Agricultura de Precisão permite o estudo da variabilidade de produtividade, especialmente analisando as propriedades químicas e físicas do solo”, afirma Martins. “Sempre há variação de produtividade nos talhões e um fator importante que gera essa variação é a fertilidade do solo.”

Junto com o produtor, os consultores delimitam a área que será estudada, os objetivos da tecnologia e a metodologia do trabalho. Em seguida, são realizadas coletas de solo para análise em laboratório, que nortearão as melhorias no manejo. “Avaliamos os resultados das análises de solo e montamos os mapas de fertilidade. A vantagem é que conversamos bastante com o produtor, explicamos todos os dados e fazemos as recomendações agronômicas”, explica o presidente da ABPSAP.

 

Aplicação de insumos

Um dos benefícios da Agricultura de Precisão mais observados no campo é o aumento de eficiência na utilização de insumos. Isso agrada muito os produtores porque otimiza o manejo, já que o produtor conseguirá aplicar a dose correta de corretivos e fertilizantes. É fundamental realizar as aplicações de forma mais assertiva e no momento adequado, já que os insumos correspondem a cerca de um terço do investimento total na lavoura. “A principal meta é melhorar a compra dos fertilizantes e corretivos e aplicar da forma correta. Assim, o produtor pode gastar menos ou produzir mais. Quem sabe até os dois”, diz Martins.

Com os mapas de fertilidade em mãos, o produtor consegue aperfeiçoar a adubação do solo, realizando as aplicações de corretivos e fertilizantes a taxa variável para fornecer a quantidade ideal de nutrientes de acordo com as necessidades do solo de cada talhão. “O ideal é que o produtor tenha máquina que faça aplicação a taxa variável. Quem não tem o equipamento pode terceirizar a aplicação ou é possível fazer ajustes e podemos demarcar as áreas para que o produtor consiga fazer a aplicação correta com a máquina que ele tenha”, explica Martins. A Rede AgroServices oferece serviço de aplicação a taxa variável, saiba como resgatar por pontos aqui.

O trabalho preciso gera ótimo retorno especialmente na aplicação de calcário. De acordo com o presidente da ABPSAP, em muitas fazendas é possível notar a falta do nutriente e aplicações indevidas. “Esse produto é negligenciado em muitas fazendas. Mas o calcário é um elemento chave que vai ser o principal fornecedor de cálcio e magnésio para as plantas. As plantas dependem muito desses elementos que são fundamentais para a produtividade”, explica Martins.

Outra finalidade importante do calcário é a correção do PH do solo como, por exemplo, para eliminar a toxidade causada pela presença de alumínio. Assim como o calcário, o gesso agrícola também cumpre um papel importante ao combater o alumínio, porém, esse produto é muito mais caro. “A tomada de decisão de usar ou não aplicar gesso agrícola tem que ser muito assertiva. Com um bom mapa de fertilidade e boa amostragem de solo o produtor vai ter a certeza se precisa desse insumo”, diz Martins.

A entressafra é o momento ideal para aproveitar as ofertas em Agricultura de Precisão. O ideal é iniciar o trabalho logo após a colheita do milho safrinha e, assim, ter tempo suficiente para realizar as correções de solo e planejar cuidadosamente a safra de soja 2019/20. “Quanto antes o produtor resgatar, melhor, ele pode se planejar e agendar o serviço. A realização do serviço vai ser feita quando a área não tem uma cultura instalada”, afirma Martins.

Existe um enorme leque de opções para quem deseja investir em Agricultura de Precisão. Para aperfeiçoar o manejo, o produtor pode monitorar o desenvolvimento vegetativo das lavouras por meio de imagens de satélite (veja ofertas). Há serviços mais específicos como, por exemplo,  mapeamento de nematoides e condutividade elétrica. No entanto, para quem procura uma solução completa, a oferta de maior destaque é o Climate FieldView, um sistema que permite acompanhar todas as operações agrícolas com mapas de alta resolução detalhados, confira aqui. Conheça todas as soluções em Agricultura de Precisão disponíveis para resgate por pontos na Rede AgroServices e escolha a sua aqui.

 

Leia também:

Agricultura Digital revoluciona o monitoramento das lavouras

Imagens de satélite são fortes aliadas do produtor para melhorar decisões na lavoura

Nematoides: infestações ainda são subestimadas pelos produtores

Compartilhe!

COPYRIGHT © REDE AGRO S.A - Última atualização: 20/08/2019 (1.0.3141)