Fertirrigação reaproveita vinhaça com sucesso e gera economia na adubação da cana

Produtores e usinas podem desenvolver projetos de irrigação com agroespecialistas por meio do resgate de serviços na Rede AgroServices

A vinhaça é um subproduto da produção de etanol que desempenha papel estratégico para o setor sucroenergético. O subproduto tradicionalmente é reutilizado na fertirrigação, atividade que representa uma ferramenta de ótimo custo-benefício para a adubação de canaviais e preservação do meio ambiente.

A usina Alcoeste Bioenergia, de Fernandópolis (SP), tem atuado sempre em busca de tecnologias para modernizar os seus processos de fertirrigação e conseguiu avanços interessantes com a ajuda da Rede AgroServices. “A fertirrigação surgiu há bastante tempo, por necessidade de reaproveitar a vinhaça e a sua aplicação consciente por pressão dos órgãos ambientais. Mas, nos últimos 5 anos, o nosso sistema de fertirrigação foi sendo muito aperfeiçoado”, conta Francielli Pereira Magalhães, supervisora de planejamento da Alcoeste Bioenergia.

 

Expansão de área fertirrigada

A usina desenvolveu um projeto para expandir a área fertirrigada de 5 mil para 7 mil hectares de cana, que teve início em 2016. Para tanto, a empresa buscou o suporte da consultoria especializada HidroEng. “Um projeto hidráulico não é algo que pode ser realizado por qualquer profissional, então buscamos sempre uma consultoria e equipe de treinamento”, afirma Francielli.

A grande vantagem nesse projeto é que a prestação de serviço da consultoria HidroEng foi resgatada por pontos Bayer na Rede AgroServices, incluindo o desenvolvimento do projeto, duas visitas a campo para acompanhar a execução da proposta na usina, além de atendimento por telefone e acompanhamento.

A usina já tinha desenvolvido projetos anteriores com a consultoria HidroEng e enxergou a Rede AgroServices como uma forma de otimizar seus recursos financeiros. “A ampliação da fertirrigação na safra 2016/17 seria um investimento a mais se a empresa fizesse o projeto por conta própria, então essa possibilidade da troca de pontos da Bayer trouxe benefícios para nós. O resultado foi bem satisfatório”, diz Francielli.

 

Bons resultados

A iniciativa promoveu importantes mudanças na usina que trouxeram ganhos ambientais, financeiros e de produtividade. “Ficamos satisfeitos com os resultados. A consultoria traz para a usina uma noção das tecnologias, com todos os avanços que existem no mercado”, afirma a supervisora de planejamento da Alcoeste Bioenergia. A mudança mais marcante foi a eliminação do sistema antigo de canais e migração para um sistema de adutoras de vinhaça. O projeto promoveu um melhor aproveitamento da vinhaça, com maior velocidade de transporte do subproduto, minimizando a possibilidade de odor e perdas por evaporação.

De acordo com Francielli, atualmente 100% da área de fertirrigação da usina tem sistemas de tubulações, com praticidade e responsabilidade ambiental. “Não temos mais canais a céu aberto e isso ajudou bastante no controle de insetos. Parte dessa consultoria da HidroEng envolveu orientações para controle da mosca dos estábulos”, diz Francielli. “É uma exigência ambiental a impermeabilização de todos os reservatórios e canais. Hoje o risco de acidentes ambientais é muito menor, o projeto também previu toda a segurança da tubulação que passa por cima de corpos d’água. Recebemos uma série de recomendações técnicas e orientações ambientais pela HidroEng.”

O retorno financeiro do projeto ainda não pode ser mensurado, já que o ciclo da cana após o investimento ainda não se encerrou, mas Francielli já estima resultados expressivos para o negócio. “O que se deixa de investir em adubação convencional migrando para a fertirrigação gera uma economia muito grande para a usina e uma área fertirrigada tem um ganho em torno de 20% a mais na produção”, diz Francielli.

A Rede AgroServices conta com a parceria de agroespecialistas e empresas de consultorias especializadas em irrigação. Por meio do resgate de pontos Bayer na plataforma, os produtores podem contratar diversos serviços, tanto voltados para a fertirrigação em cana como para desenvolver projetos de sistemas de irrigação em outras culturas, como soja, café e frutas. Confira todas as ofertas de fertirrigação aqui.

 

Leia também na Rede AgroServices:

9 problemas que emperram o desenvolvimento da cana

Pontas de pulverização: escolha correta aumenta a eficiência da aplicação terrestre

6 fatores que impactam na produtividade da cana

Compartilhe!

COPYRIGHT © BAYER S.A - Última atualização: 11/04/2019 (1.0.2740)