Ferramentas de gestão aumentam a eficiência do agronegócio

Conheça 3 aplicativos que ajudam o produtor a administrar melhor o seu próprio negócio


O sucesso no agronegócio exige uma postura mais empresarial do produtor brasileiro. Hoje existe uma grande variedade de recursos tecnológicos que podem aumentar a produtividade e a eficiência de atividades agrícolas. Porém, essas mesmas ferramentas também produzem um grande volume de informações além de novos processos que precisam ser entendidos e bem geridos.

Além disso, o produtor de hoje também precisa considerar fatores como custos de captação, estresse hídrico e consumidores que exigem transparência e boas práticas. Para facilitar a vida, cada vez mais complexa, desse produtor, a Rede AgroServices reuniu alguns aplicativos que podem fazer muita diferença no dia a dia do empresário do campo.

 

Connectere

O sistema +Gestão, da Connectere AgroGestão, é um aplicativo de gerenciamento administrativo desenvolvido especificamente para propriedades rurais. O software oferece uma gama de ferramentas de gestão, que vão desde a administração financeira e contábil de propriedades rurais ao planejamento da próxima safra, controle de estoques, gestão de operações comerciais, registro de operações de manejo e avaliações de produtividade agrícola e pecuária. O +Gestão está disponível para resgate no programa de pontos da Rede AgroServices.

O +Gestão é uma plataforma online onde todos os dados podem ser acessados de qualquer lugar, via internet. Como os dados ficam em servidores remotos, (ou na “nuvem”), o produtor não precisa fazer nenhum investimento em equipamento. O modelo de gestão do +Gestão é flexível e pode ser configurado de acordo com as necessidades da propriedade.

Quando o produtor adquire o +Gestão, uma equipe da Connectere vai até a sua propriedade para executar a implantação do sistema. Durante essa visita técnica, o pessoal da Connectere realiza um diagnóstico da fazenda, levanta as prioridades e objetivos do cliente, faz um mapeamento dos processos da propriedade que serão analisados pelo sistema a ser instalado e depois treina as pessoas que vão operar o +Gestão.

A principal função do sistema é oferecer um conjunto de informações ao produtor sobre todo o seu ciclo produtivo, uma visão panorâmica de tudo que ocorre no seu negócio: os processos, suas causas, consequências e correlações. “A partir da transformação destes dados armazenados em informação, obtém-se a possibilidade de uma tomada de decisão menos intuitiva e mais embasada em informações qualificadas,” explica Marcelo Lagemann, sócio da Connectere (confira ofertas na Rede AgroServices).

 

Sementes Rastreadas

O agricultor quer ter certeza de um bom desempenho quando compra sementes para o próximo plantio. Conhecer o histórico de germinação e o vigor de um determinado lote de sementes é uma informação de grande valor para o produtor nesse momento e a rastreabilidade é uma solução para essa necessidade fundamental.

Foi com essa visão que a empresa O Agro lançou o Sementes Rastreadas, aplicativo disponível para resgate no programa de pontos da Rede AgroServices. O software registra dados detalhados do produto ao longo de toda a cadeia produtiva, dos campos de produção, passando pela UBS (Unidade de Beneficiamento de Sementes), até a comercialização.

No campo, os responsáveis técnicos das empresas produtoras de sementes usam o aplicativo para registrar dados sobre o manejo do produto, aplicações e vistorias técnicas com índices e fotos. Na UBS, a ferramenta monitora desde a recepção de cargas, ao estoque, transferências e criação de lotes de beneficiamento e embalo.

O relatório com as informações rastreadas fica disponível no site da empresa produtora de sementes e pode ser acessado pelo agricultor usando o código de barras 2D localizado no rótulo do produto. No site, o usuário consulta dados detalhados da cultura, a localização e extensão do campo de produção, resultados de testes de qualidade do lote de sementes e outras informações. 

Outro benefício para quem compra um lote com rastreabilidade é a calculadora de plantabilidade, que recomenda quando e em que proporção as sementes devem ser distribuídas no campo.

 

Agrosmart

A Agrosmart tem pacotes de serviços que ajudam o produtor a otimizar os recursos hídricos dos quais dispõe. A plataforma de agricultura digital oferece soluções nos segmentos de irrigação, monitoramento e clima. A empresa ingressou no programa de pontos da Rede AgroServices em setembro e seu software estará disponível aos associados em breve.

Os serviços de gestão da irrigação da Agrosmart oferecem monitoramento a cada 15 minutos das condições do solo, estação meteorológica e pluviômetros digitais em campo, que emitem alertas diárias ao agricultor informando o momento exato de acionamento do sistema, segundo a necessidade hídrica da lavoura, as restrições operacionais do sistema de irrigação em uso e os valores de tarifa energética na região. Todos os planos incluem suporte agronômico para a definição de parâmetros de irrigação e visitas presenciais na fazenda durante o contrato anual, com despesas de instalação e manutenção inclusos.

O sistema da Agrosmart dispensa a necessidade de sinal de internet ou celular no campo onde os sensores são instalados. Basta apenas um ponto de internet na propriedade.

O Pluviômetro Digital Automático faz parte dos serviços de monitoramento climático que a empresa oferece. A ferramenta dispensa a coleta de dados em campo, registrando e enviando de forma automática informes sobre precipitação para os celulares dos produtores, gerando históricos e mapas de distribuição de chuva dentro da fazenda. A Agrosmart também oferece serviços de imagens de satélite e previsão do tempo.

COPYRIGHT © BAYER S.A - Última atualização: 6/12/2016 (1.0.2365)