Conheça 3 cafés mineiros com história e qualidade

O Made In Farm é uma plataforma digital que conecta produtores, cooperativas e compradores de cafés de diferentes variedades, torras e origens

O Made in Farm é um canal de conexão para produtores, compradores e consumidores de café de alta qualidade e com história. Lançado na segunda metade de 2017, a iniciativa da Rede AgroServices visa proporcionar um canal de comercialização simples, direto e transparente ligando cafeicultores e o mercado através de uma uma plataforma interativa que agrega valor e promove novos relacionamentos. Em seus poucos meses de vida, a iniciativa vem ganhando adeptos e colecionando histórias. Conheça alguns dos produtores que fazem sucesso no Made in Farm.

 

Recanto

A história da Fazenda Recanto é mais antiga que o Brasil. Suas terras fazem parte da Fazenda São Luiz, fundada no século 18, pelo casal Quitéria Josefa da Silva e Misael de Souza Magalhães, no tempo em que o Brasil ainda era colônia de Portugal. A lavoura do café naquelas terras também é antiga, data de 1896 quando Olímpio de Souza Magalhães resolveu plantar a cultura e dar início a uma história de sucesso que já dura cinco gerações.

A Recanto tem origem na sucessão de Olímpio, em 1916, quando a São Luiz é desmembrada para acomodar os seus três herdeiros. Lázaro Cândido Magalhães, um de seus filhos, foi quem deu nome e fama inicial à Recanto. Em 1932, ganhou um prêmio mundial pela alta qualidade de seu café, conta orgulhosa a neta, a agrônoma Maria Selma, que administra a fazenda junto com o marido, Afrânio.

A Fazenda Recanto fica em Machado, município de grande tradição cafeeira, localizada há 290 km a sudoeste de Belo Horizonte. Produz cerca de 5 mil sacas de café, de cinco tipos de grãos, a maior parte com qualidade gourmet. Além de garantir a qualidade do café que leva a marca fazenda, Maria Selma e Afrânio também têm grande preocupação com a sustentabilidade socioambiental de seu negócio. Mais de um terço dos 439 hectares da propriedade são mantidos como Área de Preservação Permanente (APP). Por conta disso, desde 2006 a Recanto ostenta o selo da Rainforest Alliance, certificação internacional que atesta o respeito da marca pelos direitos trabalhistas e a legislação ambiental.

 

Família Nakao

Mitsuo Nakao foi um dos primeiros produtores a cultivar café no Cerrado Mineiro. Filho de imigrantes japoneses, em 1984 o pioneiro trocou São Paulo por Minas Gerais para recomeçar na lida inicialmente na região de Patrocínio, há 340 km a oeste de Belo Horizonte. Com o passar dos anos, o negócio expandiu para o município próximo de Patos de Minas, em um total de seis propriedades.

Em 2013, Mitsuo Nakao e seu filho, Orlando, verticalizam suas atividades ao iniciarem operações de torrefação e embalagem na fazenda Serra Negra, uma propriedade dos Nakao em Patrocínio. O café da família é oferecido em quatro modalidades de consumo final: grão, moído, em sachês e em cápsulas.

A propriedade está na família há 32 anos e hoje é administrada pelo Orlando Nakao e seu filho, o agrônomo André Nakao, um estudioso no cultivo e beneficiamento de cafés especiais. A Serra Negra tem 183 hectares de produção de café arábica, nas variedades Bourbon Vermelho e Amarelo, Catuaí Vermelho e Amarelo, Mundo Novo e IAC 125. O café Mitsuo Nakao tem certificação Região Cerrado Mineiro, de denominação de origem controlada, e selos da Rainforest Alliance e UTZ, de sustentabilidade socioambiental.

 

Fazenda de cinema

Altair de Oliveira é outro pioneiro no cultivo de café no Cerrado Mineiro. O pequeno produtor de cebolas e tomates de Patrocínio trocou as hortaliças pela cafeicultura em 1975, muito antes da região vir a ser referência mundial em café especiais. Naquela época, era difícil achar alguém que acreditasse que o Cerrado pudesse ser o celeiro que é hoje. Mas Altair pensava diferente e até deu nome de tesouro à sua primeira propriedade.

Fruto de muito esforço, a fazenda é a realização de um sonho antigo. Mas faltava dar um nome para aquele torrão de 12 hectares que Altair havia adquirido. A inspiração veio do cinema, de um clássico do gênero faroeste, “O Ouro de Mackenna”, (MacKenna’s Gold), grande produção hollywoodiana de 1969.

A Fazenda Makena produz 40 mil sacas por ano e é referência em produtividade e qualidade. Conta com certificação Região Cerrado Mineiro, de denominação de origem controlada e selos das auditorias UTZ e 4C Association, de sustentabilidade socioambiental. A linha de cafés especiais Ouro de Makena tem pontuação entre 82 e 84 pontos na escala SCAA (Specialty Coffee of America).

Hoje Altair de Oliveira divide a gestão da propriedade com o seu filho mais novo, Thiago, especialista em cafés especiais. A relação entre a Makena e o cinema continua forte. Em 2011, a Fazenda serviu de cenário para o longa brasileiro “Vazio Coração”.

 

Produtor, valorize o seu café. Faça parte do Made in Farm

No Made in Farm, existem duas maneiras para o produtor participar, contar a sua história e gerar novas oportunidades de negócios. No caso de cafés torrados e moídos, o cafeicultor cadastra seus produtos na plataforma para realizar vendas diretas a restaurantes e cafeterias. Você também pode vender café verde em grande volumes através da plataforma de negociação do Made in Farm. Entre no site, clique na opção “Para Produtores” e faça o seu cadastro. Uma vez cadastrado, a equipe Made in Farm entra em contato com você. Faça como esses três campeões do café mineiros. Entre para o Made in Farm!

Compre café de qualidade direto do produtor, com transparência e garantia de origem. Os cafés especiais do Made in Farm podem ser adquiridos através do programa de pontos da Rede AgroServices ou direto do site da iniciativa.

 

Conheça o programa de pontos da Rede AgroServices

Na compra de produtos Bayer, você acumula pontos que podem ser trocados por uma variedade de produtos e serviços agrícolas especialmente selecionados para promover o crescimento de seus negócios. Para mais informações acesse www.pontos.bayer.com.br, procure um distribuidor autorizado Bayer ou ligue para o Converse Bayer 0800-0115500, ligação gratuita.

COPYRIGHT © BAYER S.A - Última atualização: 6/12/2016 (1.0.2365)