Aplicativos para smartphone que facilitam a vida do homem do campo

Eles oferecem soluções que aproveitam a mobilidade, a geolocalização e a possibilidade de fotografar pragas e doenças com os aparelhos

A crise econômica tem gerado um efeito inesperado no agronegócio: o aumento da demanda por Tecnologia da Informação (TI). De acordo com Jorge Sukarie, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), o segmento busca especialmente soluções para redução de custos, aumento da produtividade, informações de mercado, geoprocessamento e, mais recentemente, aplicativos para smartphones.

Para Luciano Ramos, analista de mercado de software da IDC Brasil, o agronegócio tradicionalmente busca soluções voltadas para a otimização da cadeia produtiva, com ferramentas específicas para cada tipo de negócio. Atualmente, os softwares para agroindústria respondem por 2,1% do volume total de soluções desenvolvidas para o mercado brasileiro. Em valores, correspondem a venda de US$ 268 milhões por ano, segundo dados da Abes. “Nossa expectativa é de que essa participação supere os 10% no curto prazo, pois percebemos que em momentos de crise o agronegócio cresce acima da média econômica”, afirma Sukarie.

 

Aplicativos para smartphones

Nos últimos anos, um segmento que vem crescendo muito é o dos aplicativos para smartphones, que podem acompanhar os profissionais que atuam no campo o tempo todo. Além da mobilidade, o celular apresenta outras vantagens, como o GPS, que o habilita para tarefas que exigem dados de localização, como a agricultura de precisão, e a câmera fotográfica, que permite obter imagens de pragas e plantas doentes.

A Bayer CropScience, por meio de sua área de Digital Farm, oferece ao agricultor suporte para a gestão digital de pragas, doenças e plantas daninhas. O site bayercontralagartas.com, por exemplo, é uma solução de monitoramento e recomendação do manejo eficiente para as culturas da soja, milho e algodão. “Com o uso das ferramentas digitais, a otimização agronômica com foco na proteção de cultivos é possível e viável. O principal desafio é a análise dos dados. Por meio dela fazemos recomendações para aprimorar o controle de pragas, doenças e plantas daninhas. Isto é, facilitamos o processo de tomada de decisão de nossos clientes e passaremos a contribuir com a construção e entrega de soluções completas e inovadoras”, diz André Salvador, diretor de Digital Farm da empresa.

Confira a seguir outros aplicativos que fazem sucesso no agronegócio:

 

Agricultura de Precisão

 

  • AgriPrecision (gratuito, disponível para Android, em português) – A ferramenta é voltada para agricultura de precisão e já registra mais de 50 mil downloads para smartphones. Ele permite que o celular seja usado como um GPS, guiando os usuários para que sejam coletadas as amostras em campo, antes das aplicações de insumos. Além disso, pode ser utilizado para calcular as áreas de talhões e geração de grade amostral. Cria tabelas de dados e inserção de resultados das amostragens.

 

Cálculos

  • Calculadora para Agricultores (gratuito, disponível para Android , em português) – O aplicativo tem mais de 50 mil usuários. A ferramenta é utilizada para diferentes cálculos da atividade agrícola, como uso de fertilizantes por área, número de plantas por propriedade, quantidade de sementes, entre outros. Todos os dados inclusos e calculados podem ser enviados via e-mail.
  • Adama Alvo (gratuito, disponível para Android, em português) – Desenvolvido pela multinacional Adama, o aplicativo, atualmente com mais de 10 mil usuários, possui um banco de imagens que ajuda o produtor identificar as principais pragas, ervas e doenças nas lavouras de soja, milho, trigo e algodão. O produtor também pode enviar fotos diretamente do campo para depois receber uma avaliação dos técnicos acerca da doença. É possível pesquisar na base de dados as doenças por nome e sintomas, além de informações como o ciclo de vida das pragas.

 

Mapeamento

  • Fields Area Management (gratuito, disponível para Android, em inglês) – O aplicativo permite fazer toda a medição do perímetro e o cálculo de áreas utilizando imagens de satélite. Basta localizar a propriedade por meio das coordenadas GPS e fazer a marcação dos pontos. Outra possibilidade é utilizar o modo rastreamento, assinalando as coordenadas em uma caminhada ou usando um veículo. A medição pode ser feita até mesmo em áreas de pivô, que são arredondadas. As marcações podem ser armazenadas para posterior conferência.

 

Pulverização

  • TeeJet (gratuito, disponível para Android e IOS, em inglês) – O aplicativo auxilia o produtor a definir os atributos para fazer a pulverização das lavouras. Basta inserir dados como a velocidade, o espaçamento e a taxa de precisão da aplicação desejada para receber uma lista com os melhores bicos que podem ser utilizados para o trabalho nos pulverizadores.

 

Previsão Climática

  • INMET Tempo e Clima (gratuito, disponível para Android e IOS, em português) – Utilizando dados do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), o aplicativo fornece dados como previsão do tempo para os próximos cinco dias, além de informações como precipitação, temperatura e umidade. Também é possível visualizar as imagens dos satélites meteorológicos, que são atualizadas a cada 15 minutos. Os alertas divulgados pela entidade também são replicados no aplicativo.
  • Climatempo (gratuito, disponível para Android e IOS, em português) – Com mais de um milhão de downloads, o aplicativo é voltado para a previsão do tempo de uma forma geral, com imagens de satélite e vídeos com informações meteorológicas de todas as regiões do País.

 

Cotações

  • Commodities Market Prices (gratuito, disponível para Android e IOS, em português) – O aplicativo tem mais de 100 mil downloads e reúne as cotações de todas as commodities negociadas nas principais bolsas de mercadorias, além da variação cambial. Permite ao usuário acompanhar em tempo real, abertura, negociações e fechamento do mercado. Disponibiliza gráficos, notícias e funções para escolha de acompanhamento das commodities por preferência.

COPYRIGHT © BAYER S.A - Última atualização: 6/12/2016 (1.0.2365)