Aplicativo alerta sobre prazo de validade de alimentos

Ferramenta faz parte do esforço para atingir a meta de reduzir pela metade o desperdício de alimentos até 2030

Cerca de 30% da produção mundial de alimentos é desperdiçada, provocando um prejuízo de US$ 940 bilhões por ano, segundo a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Só no Brasil, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vão para o lixo 40 mil toneladas de alimentos por dia.

Boa parte do desperdício acontece na casa dos consumidores. Para reduzir essas perdas, os brasileiros contam agora com mais uma ferramenta: o aplicativo para celular FoodKeeper. Ele foi criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) em conjunto com a Universidade Cornell e o Food Marketing Institute e acaba de ser traduzido para o português. Está disponível para aparelhos Android e Apple.

Lançado há um ano, o aplicativo já contabiliza mais de 100 mil downloads. Seu objetivo é ensinar as melhores formas de armazenar alimentos e bebidas, o que pode estender a vida útil de ambos.

A ideia é antiga; surgiu em 1985 e foi lançada, inicialmente, sob a forma de folder impresso. Ao longo dos últimos anos, passou por diversas revisões e atualizações, até assumir o formato de aplicativo para smartphones e tablets. A nova versão do FoodKeeper faz parte do Food Waste Challenge, desafio do governo americano que pretende reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial até 2030. O compromisso foi assumido durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em setembro de 2015.

 

Funcionalidades do app

Atualmente, o sistema oferece conselhos sobre o armazenamento de mais de 400 produtos, incluindo carnes, derivados do leite, frutos do mar, legumes e verduras. A seguir são listadas as funcionalidades que o aplicativo oferece:

  • Informar quando os produtos foram comprados e receber notificações quando o prazo de validade estiver próximo do fim.
  • Ter acesso a dicas de métodos para cozinhar carnes, aves e frutos do mar.
  • Selecionar prazo de armazenamento de acordo com o local, o que interfere na durabilidade (geladeira, freezer ou despensa).
  • Espaço para tirar dúvidas sobre como evitar doenças transmitidas por alimentos, manipulação segura de carnes, aves e frutos do mar.

COPYRIGHT © BAYER S.A - Última atualização: 6/12/2016 (1.0.2365)