Skip links

09.04.2018

Dicas do CESB: A importância do enraizamento na alta produtividade

CESB aponta para a importância do enraizamento para o bom desempenho da soja em artigo exclusivo para a Rede AgroServices

João Pascoalino* – Comitê Estratégico Soja Brasil


Lavoura de soja com raízes de até 2 metros de profundidade(Foto: CESB/Divulgação)
Entre os diversos cuidados que devem ser tomados com a cultura da soja, o enraizamento é um fator fundamental para o equilíbrio da lavoura. Se esse processo for bem feito, as raízes ficam mais aprofundadas, o que aumenta o vigor e a resistência da planta, tanto nas intempéries climáticas quanto em outras situações. Veja o exemplo a seguir.
 

A foto mostra uma lavoura de soja que produziu 94,2 sacas por hectare, com raiz atingindo até 2 metros de profundidade. A área foi auditada e estudada pelo Comitê Estratégico Soja Brasil, (CESB). Para conseguir o desenvolvimento das raízes em profundidade, o produtor da área fez correção do pH do solo, adubação nutricional equilibrada e garantiu a ausência de impedimento físico.

Quando se tem uma raiz bem desenvolvida, a planta ganha mais sustentação, bem como permite maior absorção de água e nutrientes devido ao maior volume de solo explorado. Além disso, o solo também é beneficiado por questões físicas, como melhor agregação e maior formação de canais preferenciais ao longo do perfil do solo, que aumentam a infiltração de água e proporcionam menor escorrimento superficial, evitando alguns problemas, tais como erosão e perdas de nutrientes do sistema.

Outra vantagem química do bom enraizamento é a liberação de exsudados na região da rizosfera, que colabora na proteção da planta a ataques de pragas e doenças. A liberação promove a alteração do pH do solo, que pode aumentar a disponibilidade de nutrientes, potencializando a absorção dos mesmos pelas raízes das plantas. Prestar atenção ao enraizamento também gera vantagens biológicas no solo, aumentando macro, meso e microrganismos que estão diretamente ligados a vida do solo.

Para aumentar a produtividade da área cultiva, é fundamental que todo sojicultor construa um ambiente que permite bom enraizamento da planta.

Veja os benefícios:

- Melhor infiltração e armazenamento de água

- Melhor absorção de nutrientes

- Balanço hormonal equilibrado

- Nodulação eficiente

- Maior acúmulo de reservas


* João Pascoalino é coordenador técnico do Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB)

 

 

Agora você pode sugerir pautas para a redação da Rede AgroServices. É só mandar um e-mail pra gente: falecomoeditor@imgcontent.com.br