Skip links

14.03.2018

Rastreabilidade: por que você deve implantar

Empresa pioneira no setor, PariPassu oferece tecnologia de informação e controle de qualidade para todo o setor de alimentos

Frank Edwin Duurvoort – Rede AgroServices

Foto: Power best/Shutterstock
(Foto: Power best/Shutterstock)

Consumidores no mundo inteiro estão mais atentos à qualidade alimentar. Há uma preocupação crescente em relação à qualidade de alimentos in natura e receio quanto à sua segurança e origem, hoje fatores relevantes na decisão de compra desse consumidor.

Cientes disso, indústrias, distribuidores e o varejo de alimentos têm valorizado cada vez mais produtos agrícolas com rastreabilidade. Alimentos rastreáveis são aqueles cuja origem pode ser apurada pelo consumidor através da leitura ótica de um código de barras ou QR-Code (do inglês Quick Response, ou “resposta rápida”) impressa na etiqueta ou embalagem do produto. Os celulares do tipo smartphone, que possibilitam essa leitura ótica, são a grande ferramenta do consumidor em busca de informação e transparência. Através da rastreabilidade, todos os participantes da cadeia de abastecimento conhecem cada passo que um determinado alimento percorreu desde o campo até o consumidor.

A história da PariPassu
A PariPassu é pioneira na tecnologia de rastreamento de produtos alimentícios e empresa líder no setor. Sua tecnologia é utilizada no rastreamento de mais de 1.3 milhão kg de alimentos por dia. Empresa participante do programa de pontos da Rede AgroServices, a PariPassu atende alguns dos maiores produtores de frutas e hortaliças do país e grandes grupos supermercadistas, como Carrefour e Makro.

Giampaolo Buso, diretor comercial e idealizador da PariPassu, explica que sempre teve vontade de criar uma empresa que pudesse conectar todos os elos da cadeia de abastecimento. “A formação em engenharia de produção trouxe com mais clareza a importância da visão sistêmica e os conceitos do agronegócio. Ainda no período de formação acadêmica, tive a oportunidade de realizar um intercâmbio com universidades europeias, onde temas como qualidade e segurança alimentar e rastreabilidade estavam muito presentes devido ao problema do ‘Mal da Vaca Louca’, na década de 90.”  

A Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecida como "Mal da Vaca Louca", é uma doença bovina neurodegenerativa causada por uma proteína, que provoca a morte das células cerebrais do animal, formando buracos na massa encefálica e sistema nervoso central. Quem consumir carne de animais afetados pode desenvolver uma doença neurodegenerativa, sem cura e fatal parecida com o Mal da Vaca Louca. O surgimento do Mal causou pânico mundial entre consumidores de carne bovina, especialmente na Europa, onde a doença apareceu, e América do Norte.

Buso explica que por conta desse clima de maior preocupação social com qualidade alimentar, a PariPassu foi bem aceita pelo mercado logo quando a empresa entrou em atividade, em 2005.

Modelo colaborativo e Rastreador PariPassu
Dar condição de rastreabilidade a um produto requer a colaboração de todos os membros da cadeia de abastecimento. Primeiro, os produtores fazem o controle de sua produção com a entrada de dados no Caderno de Campo. Na sequência, etiquetam seus lotes de produção, cada um com um código de rastreabilidade único, cujas informações são registradas no sistema de rastreamento. Transportadores, distribuidores, indústrias e varejistas registraram o recebimento desses produtos ao longo da cadeia de abastecimento, anotando eventuais danos e irregularidades ocorridos nesse itinerário, em um esforço coletivo de controle de qualidade.

Os participantes do modelo colaborativo da empresa utilizam o Rastreador PariPassu para acompanhar todo o trajeto de um produto, do campo até o ponto de venda e o carrinho do consumidor. Com esse aplicativo, o produtor gera um código de rastreabilidade exclusivo para um determinado lote de produção, contendo dados relativos à origem e destino daquele grupo de produtos. Como o aplicativo opera integrado aos sistemas de rastreamento online da PariPassu, os dados associados àquele código podem ser consultados e atualizados por todos os envolvidos na cadeia de abastecimento. O usuário do Sistema Rastreador também pode realizar operações de compra e venda e indicar produtos que precisam ser descartados, entre outras funções.

 
Ganhos de Gestão
O rastreamento de produtos atende a uma exigência cada vez maior de consumidores, varejistas, indústrias e órgãos de vigilância sanitária. Além disso, o processo gera informações detalhadas que podem ser utilizadas para aprimorar a gestão de todas as etapas de distribuição de produtos alimentícios.

 

O Caderno de Campo da PariPassu é um aplicativo que ajuda o produtor na gestão de sua propriedade e no aumento da produtividade. Além de emitir códigos de rastreabilidade, como faz o Rastreador, o aplicativo oferece um conjunto de ferramentas úteis no dia a dia do agricultor. Com o Caderno, o usuário registra operações de manejo, como adubação, plantio, aplicação e período de carência de defensivos, e ainda monitora e previne infestações de pragas, controla custos, consulta a previsão de tempo e gera relatórios gerenciais para a tomada de decisões, reduzindo erros. O Caderno pode funcionar sem conexão com a internet e opera integrado aos demais sistemas da PariPassu.

O CLICQ é um aplicativo para agilizar e otimizar o controle de qualidade dos produtos e processos de uma empresa. Em vez de entrar com dados manualmente em uma planilha, com o CLICQ o usuário gera checklists de inspeção automaticamente, possibilitando maior eficiência na coleta e análise de informações. Com código de rastreamento de um lote de produtos, o usuário também pode anexar fotos, comentários e assinatura digital ao registro daquele lote para sinalizar que aquele recebimento foi inspecionado. O CLICQ opera conectado aos sistemas da PariPassu e, por isso, também oferece monitoramento em tempo real.

O Sistema Panorama é um painel de indicadores que compila dados gerados nos sistemas da PariPassu e também de fontes externas, via importação de arquivos. Agrega informações sobre produção, rastreabilidade e controle de qualidade, monitoramento de análises de resíduos e avaliações feitas pelo consumidor final. O aplicativo oferece uma visão completa do desempenho da empresa que produz, distribui ou comercializa alimentos.

Para saber mais sobre rastreamento e o Caderno de Campo, assista aos vídeos abaixo:

Caderno de Campo:


Rastreabilidade e Recall de Alimentos:


Rastreabilidade e Qualidade:


CLICQ:
 
Sobre o programa de pontos da Rede AgroServices
A PariPassu é uma empresa participante do programa de pontos da Rede AgroServices. Os aplicativos Rastreador PariPassu, Caderno de CampoPanorama estão disponíveis para resgate aos associados do programa. Na compra de produtos Bayer, os produtores associados acumulam pontos que podem ser trocados por uma variedade de produtos e serviços especializados, como os da PariPassu. Para mais informações sobre o programa de pontos da Rede AgroServices, procure um distribuidor autorizado Bayer ou ligue para o Converse Bayer 0800-0115500, ligação gratuita.

 

 

Você pode sugerir pautas para a redação da Rede AgroServices. É só mandar um e-mail para falecomoeditor@imgcontent.com.br.