Skip links

21.12.2017

Bayer e Unizeb Gold se unem contra a ferrugem asiática

Integrar estratégias de controle é uma grande arma no combate à resistência

Frank Edwin Duurvoort – Rede AgroServices

Foto: Fotokostic/Shutterstock
(Foto: Fotokostic/Shutterstock)
A ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) é considerada a doença mais grave da cultura da soja hoje, com perdas de até 50% em algumas regiões. A crescente resistência a fungicidas de modo de ação específica agrava ainda mais a situação. Diante desse cenário, os fungicidas Fox e Unizeb Gold lançaram uma ação conjunta inédita a fim de promover o manejo de resistência: #brasilcontraferrugem.
 

Ações de combate

A rotação de fungicidas com mecanismos de ação diferentes é uma das principais estratégias de manejo de resistência recomendada pelo FRAC, Comitê de Ação a Resistência a Fungicidas, (Fungicide Resistance Action Committee, em inglês), a principal autoridade internacional no assunto. A Embrapa e outras entidades brasileiras recomendam o uso de fungicidas multissítio em associação com fungicidas de sítio específico. A Bayer também apoia a adoção dessa prática como ferramenta para manejo de resistência de fungos.

Os chamados “multissítios” são fungicidas que contém moléculas que agem em diversos pontos do metabolismo do fungo simultaneamente, ao contrário dos fungicidas de modo de ação específica. Os fungicidas de modo de ação específica continuam sendo ferramentas muito importantes no combate à ferrugem, mas hoje devem ser aplicados em combinação com fungicidas multissítio devido ao aumento de resistência.

Deve-se sempre respeitar as dosagem recomendada na bula dos fungicidas e fazer todas as aplicações dentro dos intervalos recomendados. Além disso, existem outras estratégias de combate a resistência na ferrugem asiática, como a observância do vazio sanitário, a eliminação da soja guaxa/tiguera na entressafra e o uso de tecnologias de aplicação adequadas para haver uma boa distribuição de fungicidas.

Sobre a campanha

Essa ação inédita, além de promover o manejo de resistência, oferece ao produtor a possibilidade de acumular ainda mais pontos na Rede AgroServices. Cada R$ 1 consumido na compra de Fox acumula um ponto no saldo do produtor associado; cada R$ 4 gastos na compra de Unized Gold gera um ponto no saldo.

A pontuação com Unizeb Gold é permitida para notas fiscais emitidas entre 2/10/2017 até 28/02/2018 nos distribuidores participantes da campanha desde que siga as proporções estabelecidas no regulamento da iniciativa. O regulamento e a lista de distribuidores participantes está disponível no site www.brasilcontraferrugem.com.br. Fox® é marca registrada da Bayer. A marca Unizeb Gold® é marca registrada da UPL.

 

 

Agora você pode sugerir pautas para a redação da Rede AgroServices. É só mandar um e-mail pra gente: falecomoeditor@imgcontent.com.br